Lançamento do "Codex Templi"
13 - 14 outubro de 2007

 

Sábado 13 de Outubro pelas 10:00 horas a visita ao Castelo de Almourol reconstruído pela Ordem do Templo em 1171 teve como ponto de encontro o Cais de Tancos de onde partiu um barco com os visitantes.

A visita decorreu da parte da manhã até cerca das 12:30 horas e foi conduzida por Teresa Furtado e António Roldão, tendo sido abordadas as etapas mais relevantes da importância do castelo como elemento inserido na estrutura defensiva medieval e nos períodos sequentes até aos nossos dias, numa perspectiva diacrónica, assim como, analisado nas suas componentes construtivas e inovadoras decorrentes da experiência de D. Gualdim Pais como combatente nos reinos Latinos do Oriente.

Seguidamente houve uma refeição e convívio entre os participantes na cafetaria do cais de Almourol com vista sobre o castelo.

Pelas 15:00 horas, tendo como ponto de encontro a Igreja de São João Baptista de Tomar teve início um percurso pela cidade de Tomar, conduzida por Álvaro Barbosa, Arquitecto do Convento de Cristo, passando pela Sinagoga e finalizando na Igreja de Santa Maria do Olival.

No Convento de Cristo deu-se início à excelente exibição do grupo Baucan - Esgrima Medieval y Arquería Tradicional, no claustro Filipino, pelas 17:30 horas por cerca de 30 minutos.

Seguiu-se uma breve confraternização entre os elementos daquele grupo, a assistência, os elementos da Delegação Gualdim Pais e Raúl Riesco, Coordenador Geral de Templespaña.

Ao som de música medieval do grupo Estrela da Manhã, magistralmente interpretada, os participantes dirigiram-se seguidamente para o espaço Scriptorium do Convento, passando pelas alas formadas pelo grupo Baucan e Espada Lusitana.

No Scriptorum deu-se início ao lançamento do Codex Templi sob orientação da mesa formada pelos seguintes elementos: Editores Alexandre Gabriel da Zéfiro e Francisco Canelas da secção de Cavalaria daquela editora, o Arquitecto Álvaro Barbosa em representação da Directora do Convento, Drª. Iria Caetano e também como funcionário daquele Convento, a coordenadora do livro Teresa Furtado, Arquitecta, e Raúl Riesco, Coordenador Geral de Templespaña.

Na sua intervenção a Delegada portuguesa procurou elucidar as intenções subjacentes no grupo Gualdim Pais e o âmbito das suas futuras actividades:

Templespaña é uma Sociedade de Estudos Templários e Medievais fundada inicialmente como sociedade privada em Alcalá de Henares em 1996, por Fernando Arroyo Durán (hoje seu Presidente), Jorge Luis Fernández Palacios e Montserrat Teresa Robreño Elías (+). Mais tarde a 15 de Dezembro de 2001 foi formada como associação no Mosteiro de Santa Maria do Olival, comenda de Aragão.

O Codex Templi, editado em Madrid em Março de 2005, livro coordenado por Fernando Arroyo Durán, Presidente de Templespaña, procurou ser uma obra de referência e divulgação da Ordem do Templo, numa perspectiva integral do fenómeno templário e procurando seguir uma investigação criteriosa nas diversas vertentes, de modo a contribuir para um desvendar dos mistérios templários à Luz da História e da Tradição e desmistificar as falsas teorias relativas à memória da Ordem.

A Delegação portuguesa de Templespaña, designada D. Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo no século XII, em homenagem ao seu contributo na transformação e construção da realidade peninsular e reino de Portugal, reúne os seus membros pela primeira vez em Coimbra, em Agosto de 2005 e dá início ao seu trabalho de grupo em Vila Nova da Barquinha, em Junho de 2006.

Na sua colaboração corresponsável com Templespaña e numa perspectiva igualmente universal, multidisciplinar, plural e independente a Delegação Gualdim Pais defende uma abordagem do legado da Ordem do Templo / Ordem de Cristo multifacetada, nas suas vertentes espiritual, iconográfica, simbólica, regras construtivas, património edificado, carácter dos sítios e sua ligação ao legado da Antiguidade, vivência dos espaços e seu conhecimento/saber.

Precedendo a existência de Templespaña, a temática templária deteve um ponto alto e foi particularmente divulgada, entre nós, de 1983 a 1989, nas suas vertentes espiritual, mítica e imaginária, nos Encontros Internacionais realizados em Tomar, procurando o estudo da relação da cultura portuguesa com a tradição espiritual da Europa e do Mundo, destacando-se os temas a Cavalaria Espiritual e Conquista do Mundo (1983) e Os Templários, o Espírito Santo e a Idade de Ouro (1985).

Tais encontros possibilitaram a vinda a Portugal de autores e investigadores como Gilbert Durand, Georges Gusdorf, Jean Brun, Antoine Faivre, e Paul-Georges Sansonetti, assim como, as presenças de Lima de Freitas, Agostinho da Silva, António Quadros, Samuel Levy, Yvette Centeno, Maria Leonor Buesco, Manuel Breda Simões, Almeida de Campos Brunetti, Manuel Gandra, Paulo Borges, Álvaro Athayde entre outros, e cujas actas publicadas constituem um contributo e um testemunho de leitura obrigatória e indispensável ao entendimento da realidade e mitos templários e sua inserção na Tradição Primordial.

Procurámos na presente obra a colaboração de investigadores e profissionais contemporâneos, conotados com diversas perspectivas de pensamento e actividade, cujos trabalhos de reconhecida qualidade e testemunho dos vários saberes, gostos e perspectivas, possibilitassem uma articulação adequada com o trabalho realizado pelos autores intervenientes no Codex Templi editado em Espanha, com vista a obter uma obra conjunta e crítica da realidade Templária, que na Península Ibérica deteve um carácter diverso das restantes regiões hoje europeias.

Na presente obra não foi possível considerarmos todos os autores portugueses de mérito, que gostaríamos, pois tivemos como condicionante a limitação física do próprio livro, como entendem certamente, embora tenhamos tido a honra da colaboração de 15 autores. Foi a opção exequível neste primeiro momento� No continuar das nossas actividades desejamos e esperamos uma ampla e progressiva participação de todos os investigadores e estudiosos das matérias que se prendem com o legado da Ordem do Templo / Cristo.

Na metodologia utilizada nesta edição do Codex Templi, respeitámos tanto quanto possível o espírito da obra inicial.

Com vista a uma obra articulada entre autores ibéricos, e tendo como ponto de partida os capítulos pré-existentes da edição espanhola de 2005, optámos por retirar, com a devida autorização, alguns daqueles trabalhos de teor mais ligado à realidade de Espanha, introduzindo e articulando com aqueles os capítulos de autores portugueses, atribuindo a cada autor a responsabilidade do seu conteúdo.

No final da obra encontra-se uma bibliografia de autores ibéricos sobre a temática templária, embora não exaustiva, e a possível elaborar neste momento.

Procurámos deste modo obter uma articulação de temas reveladores de possíveis perspectivas a considerar e a investigar numa eventual abertura a novos estudos sobre os indícios e memórias existentes das Ordens do Templo e de Cristo, num âmbito espiritual, cultural e científico, de integração e unidade com a Tradição.

Consideramos assim, que a presente obra será susceptível de contribuir para um melhor entendimento da realidade templária e um incentivo para o estudo do seu legado.

Após o lançamento do Codex Templi e sequente período de compra de livros e rubricas os participantes dirigiram-se para o espaço cafetaria para o jantar e convívio.

As actividades no Domingo dia 14 de Outubro começaram com uma missa dominical cerca das 9:00 horas na Igreja de Santa Maria do Olival, com a presença dos membros de Templespaña e alguns participantes do lançamento do Codex Templi.

Por volta das 10:00 horas os participantes reuniram-se na cafetaria do Convento de Cristo para darem início à visita ao Castelo e Convento orientada pelo Arquitecto Álvaro Barbosa. Foram percorridos alguns dos espaços considerados mais representativos de cada período: Castelo de Tomar, claustros, rotunda templária, casa do Capítulo, ruínas da casa do Infante D. Henrique, dormitório dos monges...

Após esta interessantíssima visita de reconhecimento espacial e histórico das ordem do Templo e de Cristo o grupo regressou à cafetaria do Convento para o almoço.

No início da parte da tarde pelas 15:00 horas deu-se início à visita da Mata dos 7 Montes igualmente orientada pelo Arquitecto Álvaro Barbosa, espaço verde que fazia parte do Convento de Cristo antes da extinção das Ordens Religiosas em 1834.

No final desta aliciante visita que passou pela ruína de um lagar de azeite hoje em ruína, estruturas de redes de água ligadas ao aqueduto do século XVI, antigas hortas e zonas arborizadas de diversa tipologia concluíram-se as actividades previstas para este evento.

Programa

VOLVER